segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Gênios econômicos ou Cadê o dinheiro que estava aqui?!

Olha, é impressionante como a história se repete e como o brasileiro tem memória curta ( e não é só em política ).

Anos atrás, pra quem se lembra, tempos de inflação descontrolada, de vários planos econômicos, a população de baixa renda sofria com a perda do "poder de compra". O cara recebia o salário e tinha que correr pro mercado para comprar alimentos antes que a inflação levasse uns quilos de arroz do prato dele.

Depois de várias tentativas de domar o "dragão" uma foi bem sucedida, o Plano Real. Tão bem sucedida que elegeu um presidente 4 vezes. Não, não estou enganado não, ou alguém aí acha que o Real não ajudou o Molusco-mor ? É só ver a política econômica do atual governo (sic).

Mas ( sempre tem um "mas" ! ), por diversas razões que não cabem aqui serem comentadas, o Brasil il il, deixou de pegar carona nos bons e fortes ventos internacionais favoráveis, onde os preços das commodities estavam tranquilos, havia forte oferta de alimentos, um mar de dinheiro sobrando no mercado internacional, grana a rodo mesmo. O medo do retorno da inflação era maior do que qualquer "namoro" com o crescimento acelerado. Bem, muito embora esse medo do crescimento fosse por este ser bancado por aumento de gastos. Ou seja, era um medo com certo fundamento... Onde quero chegar ?

Perdeu-se muito tempo, as economias mundiais cresceram a taxas muito maiores do que o Brasil, que a qualquer aceleração vinham com um aumentozinho na taxa básica de juros ( "pra evitar o retorno da inflação" ). Só que um certo ser barbudo, com um discurso de salvador dos fracos e oprimidos, foi eleito nesta esteira do real. E com o "temos que crescer!". Legal! Uhuuu!

"Aumentem o bolsa-família ( tinha outro nome ), vamos tirar os pobres da miséria!"
"Aumentem o crédito consignado!" ( foi criado no gov. FHC, se não me engano ) "O aposentado também têm direito à crédito barato!"
"Nunca antez neste paiz... " o pobre pôde comprar geladeira, fogão, TV LCD (?!!! ) e etc !!

Brasil "nunca" cresceu tanto! E tal.

Mas ( olhe ele aí de novo! ) o cenário internacional mudou. Commodities foram parar na lua. Preços de alimentos foram parar em marte. Sobrou dinheiro para pagar as contas?!

Bem, segundo reportagem em caderno econômico de hoje ( continuo esperando contato com meu dept. comercial heheheh ), pessoas começaram a atrasar o pagamento de contas de luz e telefone por causa das excessivas parcelas do crediário. Comer, neguim, digo, afro-brasileirim tem que comer. Atrasar conta de serviços "públicos" é menos custoso...

Concluindo, se não segurarem a fera, e os preços dos alimentos não baixarem, e o resto continuar ruim ( sei que tem muito "se" nesta história... ) o governo molusco terá criado o bolsa-faminto! E criado um baita problema no setor de crédito via aumento de inadimplência.

É um risco e tanto. Vai acontecer? Espero que não.