sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Voltando ao assunto ou Castelos de Areia

Inacreditável !!!

Olhem, falei outro dia sobre os riscos de mercado, deixando subentendido o risco em ações, do oba-oba, da falta de memória sobre problemas econômicos do passado e tal.

Vejo uma reportagem na Revista IstoÉ a respeito desse assunto. Tem gente que é trouxa mesmo...

Porque digo isso? Entrar em ações sempre foi um investimento dos mais arriscados, pode-se perder dinheiro e ganhar também. Coloquei o "perder" em primeiro por uma razão. Já é difícil para quem tem tempo e conhecimento ganhar algum "dindin", para quem não tem tempo ou conhecimento diria que é uma pedreira, e das mais cascudas.

Mas a estes que entram no mercado acionário eu não chamo de trouxas não, pois "perder é do jogo". Se o cara teve o cuidado em estudar, conversar, se informar e tal, tudo bem. E, aqui o mais importante de tudo!, uma regra é fundamental que seja seguida. Sempre. O dinheiro investido em ações é aquele dinheirinho extra, aquela sobra, ou até mesmo parte da reserva de grana que o sujeito tem, e deve-se respeitar um limite dessas reservas.

Poderia entrar aqui numa discussão sobre teorias de aversão a risco, propensão a poupar e outras mais. Haverá sempre alguém que dirá que se não arriscar não vai ganhar, "quem não arrisca não petisca!", né?

Bom... depende, e muito!

O nosso "herói" da reportagem fez a singeleza de usar um empréstimo (?!) de R$ 100.000,00 (cem mil reais!!!!) para comprar ações, aliás opções de ações (muitíssimo mais arriscado, famosa fábrica de fazer miseráveis!). O que é que aconteceu com este sujeito ? Perdeu tudo. A bolsa caiu e o cara ficou devedor. Este sim eu chamo de trouxa. Vai ser burro assim lá na bolsa do zimbabwe !!!